top of page
Prancheta 1.png

Bem-Vind@s!

QUEM SOMOS

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Nascemos, em 2019, pelas mãos de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ de periferia, majoritariamente negras, que sentem a necessidade de colocar em evidência as demandas políticas e sociais das suas vivências e a de seus amigues, familiares e vizinhes  da favela. Nos tornamos a primeira e única organização LGBTQIAPN+ em Olinda, Pernambuco, o terceiro estado do Nordeste que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil, segundo o dossiê do Observatório de mortes e violência LGBTI+ (2021). Nossa missão é combater as diversas violências de gênero e sexualidade, compreendendo os atravessamentos de raça e condição social, do público de mulheres e toda a comunidade LGBTQIAPN+ das periferias. 

 

Desde então, atuamos nas periferias do município de Olinda, com maior incidência na comunidade de Peixinhos, onde mais de 70% da população é preta/parda e a renda mensal média dos domicílios é R$760,72, sendo mais de 50% deles chefiados por mulheres (IBGE, 2010). Realizando o acolhimento e fortalecimento do nosso público, lutando de mãos dadas contra a LGBTfóbia, o Machismo e o Racismo que nos mata dentro das favelas. O bem viver, as trocas de saberes, a cultura e a política cidadã são nossos eixos de atuação em que desenvolvemos oficinas, eventos, diálogos, ações solidárias e cursos  para o crescimento de cada indivíduo na troca e acolhimento de suas vivências, necessidades básicas e demandas urgentes.  

 

Em 2021, recebemos do único vereador LGBTQIA+ da camara municipal de Olinda, Vini Castelo, o voto de aplauso por nossa atuação dentro das comunidades, na construção dessa luta coletiva de mulheres negras e pessoas LGBTQIA+ que se fortalecem para o enfrentamento às violências de gênero, levando esse reconhecimento para impulsionar os fazeres e saberes da comunidade. Já em 2022, tivemos a visita de Alba Rueda, uma importante ativista LGBTQIAPN+ e feminista da América Latina, sendo subsecretária de Políticas de Diversidade no Ministério da Mulher, Gênero e Diversidade. Dialogamos com ela estratégias para a construção de uma política inclusiva e que pensem nas mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. Esse ano (2023) participamos do Mulheres em Movimento 2023: Rio de Janeiro, que é um grande encontro de organizações lideradas por mulheres (Cis e Trans) que lutam cotidianamente por justiça social, pelo direito à vida e à felicidade, criando uma grande rede com mulheres e instituições potentes no nosso Brasil. Esta rede de apoio que estamos formando tem nos ajudado a estruturar nossos objetivos estratégicos de atuação em ações de incidência política e acolhimento para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em Peixinhos e comunidades periféricas de Olinda. 

WhatsApp Image 2024-11-17 at 10.43_edited.jpg
Feira do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia - 2023

NOSSO INSTAGRAM

Aqui você pode fortalecer nossas redes e

acompanhar mais de perto o nosso coletivo.

bottom of page